sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mitos e verdades: Esmaltes e Unhas!

Olá meninas! Vou compartilhar com vocês alguns mitos e verdades que li no Bolsa de Mulher sobre esmaltes e unhas, o que as deixa fracas, o que fortalece, certo, errado. Vou citar e vou dar o meu pitaco, o que faço ou já fiz,  e que funcionou ou não comigo rsrs Bom nunca tive muita dificuldade em deixar as unhas grandes, mas ter alguns cuidados tem ajudados a mantê-las bonitas, fortes, a cutícula hidratada e fina, que as vezes nem preciso tirar.

Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?
Mito. Os esmaltes escuros não contém nenhuma substância que fortalecem as unhas, exceto aquelas que já informam na embalagem agentes específicos para isso, mesmo assim, como a maioria dos esmaltes "comuns" ainda possuem substancias como formaldeído ( tóxico), tolueno e benzeno (solventes agressivos)que causam o contrário, enfraquecem! E  para pessoas muito sensíveis há os esmaltes  hipoalergênicos, que são livres dessas químicas.
- Eu por exemplo não sou alergica, mas sempre, na medida do possível, passo uma base fortalecedora antes dos esmaltes ou até mesmo o Casco de Cavalo da Ludurana, que é muito bom e tem deixado minhas unhas mais duras.

A acetona resseca e danifica a unha.
Verdade. Não só a unha como também a cutícula, a acetona é muito agressiva, o melhor é usar removedor sem acetona.
- Como nem sempre tenho removedor em casa, e são um pouco mais caro, base fortalecedora e hidratante não podem faltar.

O formato das unhas que elas encravem ou lasquem mais fácil
Verdade. As unhas dos pés devem ter o formato quadrado para evitar que encravem. Já as unhas da mão arredondada nas bordas laterais, evita que elas lasquem com mais facilidade.
- As minhas unhas da mão sempre lixo arredondando as bordas, até porque pode machucar alguém não é mesmo? rs

Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças.
Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas. Já que este processo não é feito em sua matriz (inicio das unhas) e sim nas extremidades onde já passaram por toda a fase de crescimento.
-Dessa eu discordo um pouco, antes sempre que lascava ou quebrava uma unha ia direto cortando pra igualar as outras, percebia que justamente aquele que cortei, um tempo depois lascavam, dai resolvi só lixar até ficar rasoável, digo isso porque é claro que não ficava perfeito rs. Já venho fazendo isso há meses e nunca mais quebrou ou lascou, tudo bem que também pode ter ajudado ter alguns cuidados e o uso de bons produtos.

É possível contrair hepatite fazendo as unhas no salão.
Verdade. Não só hepatite como outras doenças também. Tem que certificar que a manicure higienize e esterilize o material de forma correta. O mais eficaz é levar o seu próprio kit de manicure quando for fazer as unhas no salão.
- Não vou a manicure, por motivos de tempo, de a maioria das vezes não ter as cores que quero, além disso como minhas cutículas são finas sempre saia de lá ardendo e sangrando :( . Mas não devemos esquecer de sempre higienizar nossas alicates, mesmo sendo somente nós que usamos, sempre limpo e passo um álcool, essa foi uma dica de uma manicure!

Não se pode tirar a cutícula, o correto é empurrá-la.
Verdade. A cutícula é uma proteção natural das unhas contra bactérias e fungos.
- Já fui uma "escrava" da alicate rsrs mas acredito que quanto mais se tira mais se tem. Venho usando o Mira Cuticule da Avon, que é um redutor, até que funciona, além de hidratar diminuiu bastante, empurro um pouco e tiro mesmos ainda. Mas depois de tirar esse "pouco" hidrato sempre, isso evita que apareçam peles "arrepiadas" que além de feio, incomodam.

O correto é deixar as unhas sem esmaltes para que elas possam "respirar".
Mito. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, ou seja, não tem necessidade de "respirar".
- Há ja acreditei muito nisso rsrs Claro que tento deixar pelo menos um dia da semana sem esmaltes, mas porque acho que o processo de tirar os esmaltes com acetona é que vem prejudicando as unhas e a cutícula, é que algumas vezes isso é repetido quando acabo de fazer as unhas e não gosto rsrs. E também devemos optar por produtos de qualidade e sem substâncias agressivas, esses sim podem ser usados todos os dias sem medo rsrs

Falem aí meninas o que vocês fazem pra manter suas unhas grandes e bonitas?? Quem for manicure profissa dá uma luz pra gente não fazer tudo errado OK? rsrs. Beijos beijos e um ótimo fim de semana a todas!!!



2 comentários:

  1. Nossa, não sabia que a acetona ressecava as unhas :( que coisa!
    Mas essa de empurrar a cutícula é dificil né? eu sou louca pra arrancar esses 'corinhos'

    Eliane..adorei seu blog, já to seguindo!

    beiiijos
    qndo puder:
    Carimbando Unhas

    ResponderExcluir
  2. Oi! Andei pesquisando sobre o "Tolueno" e o "Formaldeído" e eles fazem é muito mal a saúde! O tolueno pode levar a dependência e traz problemas respiratórios!(Já sofro de problemas respiratórios)e enfraquecem nossas lindas unhas ='( o formaldeído não tanto como o tolueno mas faz.Ele e um produto matéria prima de limpeza.E o tolueno também!Um esmalte de fortalecimento que comprei veio com tolueno e formaldeído por isso que não adiantava nada! Não compro mais esmaltes com isso! Obrigada colega se não fosse você minha respiração iria ficar bem pior! De coração agradeço.

    ResponderExcluir

Adoraria receber sua opinião, dica, etc. Comente!!!